sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Durante a florada não !



Juntar sementes é um dos hábitos que tenho. Não consigo passar por uma árvore que esteja em plena fertilidade e não levar comigo umas amostras das sementes. Em casa eu tenho um aquário em que os peixinhos deram lugar às sementes e agora mesmo, sobre a minha mesa, tenho três exemplares de Jatobá que coletei lá no Colégio Bezerra de Menezes.
Estava lá quando fiz esta foto. Terminado o compromisso profissional me dirigi ao estacionamento para buscar o carro.
Por cima do muro enquadrei a cena – dois homens paramentados, sustentados por uma grua gigante, em meio as flores do pé de Jacarandá que fica na Rua Joaquim de Abreu Sampaio Vidal, pertinho do Colégio.
Num primeiro momento imaginei aquelas cenas dos documentários da National Geografic e viajei na ilusão de que eles coletavam amostras das flores e, quem sabe também de sementes. Estava perfeita a cena: fundo azul mais claro do céu, primeiro plano, flores num tom de azul para o lilás, contrastando com o restante da composição.
Mas não, eles não estavam coletando, eles estavam cortando galhos.Na mão de um dos personagens notei uma vara comprida, que tem na ponta uma serra automática.
Mas minha santa protetora da natureza, cortar um Jacarandá em plena florada? Será que não podiam ter feito isto em outro período, será que não dava para consultar um biólogo e saber qual a data mais propícia ? Na florada eu tenho quase certeza que não é.
Eu sei que é preciso manter os fios livres para evitar que o vento forte provoque curtos circuitos, sei também que a poda em V é um sistema que dá bons resultados na manutenção da flora urbana.
Mas quero deixar meu protesto. Na florada não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário