quarta-feira, 17 de março de 2010

Concerto para o verão


Com picos de 36 a 37º graus o calor foi intenso na semana passada.

A temperatura alta faz com que as furnas dos vales se transformem em fornos naturais, guardando sob a mata bolsões de calor. Quem já fez caminhadas fotográficas na mata sabe bem do que estou falando, há certos pontos em que o calor e a umidade são intensos.

Em razão deste fenômeno natural, na tarde de ontem os marilienses puderam assistir a mais um espetáculo de grandeza infinita. Por volta das 18 horas um ventinho mais frio começou a soprar e este choque de temperatura provocou a condensação e a formação de névoa no fundo dos vales.

Por alguns instantes foi possível apreciar o movimento destas massas brancas, algo quase que indescritível tamanha a beleza. Formada a névoa, o ar quente abaixo da massa a empurra para cima e ela alcança os limites das encostas com a tendência natural de subir para a atmosfera e ir se dissipando mansamente. Ao chegar na área acima das encostas encontra a massa fria novamente e a corrente de vento, que a empurra para baixo e provoca nova condensação, desta vez mais intensa, mais branca.

Tudo não passou de uns 10 a 15 minutos. Neste movimento de camadas, se tivéssemos uma filmadora em ponto estratégico, seria possível fazer um dos melhores filmes de apresentação das belezas naturais da cidade, tendo como fundo musical Mozart, Piano Concerto Nº 21 Andante.

Quem não viu, perdeu. Mas a natureza se encarregará de promover novos espetáculos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário