domingo, 28 de novembro de 2010

Descobertos novos fósseis em Marília



29/11/10

Durante toda a semana uma equipe de pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro, está em Marília para contatos com o paleontólogo Wiliam Nava, coordenador do Museu Paleontológico de Marília.
Comandada pelo Dr. Sergio Alex Azevedo, ex-diretor do Museu Nacional do Rio de Janeiro, e com a orientação de Nava, o grupo visitou vários sítios de pesquisa na cidade e na região. Em um dos locais, que é mantido sob sigilo por questões de segurança, a equipe encontrou novos fósseis e iniciou imediatamente os trabalhos de retirada do material.
A boa surpresa ficou por conta de que após a retirada de um bloco de pedra de aproximadamente 200 quilos onde estavam os principais fósseis, na mesma área, mais abaixo, foram encontrados novos fósseis que provavelmente são parte do mesmo animal.
As fotos mostram o árduo trabalho da equipe sob um sol de mais de 36º graus, trabalho técnico que exige muito esforço para retirar o excesso de material ao redor dos fósseis incrustados na pedra.
Após as escavações o bloco é envolto por uma camada de bandagens e gesso, o que vai garantir a segurança durante o transporte do material até a sede do Museu da UFRJ. Na universidade, o bloco será submetido a várias sessões de tomografia e Raio X, para identificar a posição e o tamanho dos fragmentos fossilizados, sendo que estas imagens são transferidas automaticamente para o computador e poderão ser trabalhadas tridimensionalmente para a confecção de réplicas em material de resina.
Como já foi noticiado, os dinossauros e os fósseis encontrados na região de Marília serão tema da próxima novela da Rede Globo. A rede de televisão enviou junto com esta equipe da universidade uma assessora de artes e ela está acompanhando todos os trabalhos.
Lucilene fotografou os locais em que os fósseis são encontrados pelo paleontólogo Wiliam Nava e terá a missão de reproduzir estes cenários no Projac/Rio.
Palestra para o público
Com o objetivo de valorizar o trabalho do pesquisador mariliense e do museu paleontológico instalado em Marília, nesta segunda-feira, 29/11, às 10 horas da manhã, no auditório da Biblioteca Municipal, o pesquisador Sérgio Alex fará uma palestra focando a importância da paleontologia para a sociedade e para o mapeamento dos primeiros indícios de vida sobre o planeta terra.
Durante este evento vai mostrar vários slides que ilustram a evolução dos trabalhos na descoberta e identificação de espécies que habitaram diferentes regiões do planeta.
Alex comentou que o trabalho do Wiliam tem sido de grande importância para o cenário científico, nacional e internacional, e diante da perspectiva de que a nova novela da Globo vai promover a cidade e o museu local, é bom que a cidade vá pensando em ampliar o espaço para acomodar novas atrações.
Nava fez um pedido especial ao pesquisador da UFRJ no sentido de conseguir a doação de uma réplica de dinossauro para compor o acervo local, o que sem dúvida seria um grande atrativo turístico para a cidade.
A réplica, tem o tamanho de 12 a 13 metros de cumprimento e caso seja autorizada a doação para o município, vai exigir uma nova sala para sua exposição.
A palestra é gratuita e conta com o apoio da Secretaria da Cultura e Turismo de Marília. Para maiores informações contatos com a Secretaria ou com o Wiliam Nava, fone 3432-2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário