quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Será?



A leitura diária dos principais jornais faz parte do ofício.
Entre o colorido das folhas vou observando o trabalho dos fotógrafos na ilustração das matérias, enquadramento, posição do fotógrafo no momento da cena e qual a mensagem subliminar que ele passou através do registro.
No Caderno Esporte, Folha de São Paulo, edição de hoje, a chamada: Para debaixo do tapete. O assunto é a cartolagem da FIFA, que hoje define as Copas de 2018 e 22 atolada em denúncias.
A foto de capa inteira mostra um funcionário da FIFA, em Zurique, varrendo um grande tapete vermelho. Neve ao fundo ( o tempo), bolas brancas com gomos pretos (o contexto) as bandeiras no canto superior direito da foto (as nações) e o tapete vermelho (a solenidade do evento). Na esquerda da foto o registro mostra um funcionário fazendo a limpeza do tapete com uma vassoura (a deixa para o título da matéria).
Pois então, vocês viram a foto?
E não é que o funcionário está com uma vassoura caipira na foto! Isto mesmo, aquela vassoura que a gente compra na feira de domingo, que quando está verdinha ainda tem um cheirinho gostoso, feita artesanalmente e, em muitos casos, com a venda destas vassouras alguns aposentados conseguem completar o salário da aposentadoria.
Mas em Zurique ? Será ?
Quem sabe o Erico Hiller, fotografo dos mais experientes e viajado por este mundo possa comentar algo sobre o assunto. Se fosse na China, pensei, até vai, os chineses têm muito em comum com o Brasil neste quesito de utensílios domésticos do tipo faça você mesmo. Talvez até no Japão, mas me surpreendi por ser em Zurique.
Quem já morou no interior, ou nas Minas gerais, como é o caso da Patrícia, sabe que ao deixar estas vassouras lá no quintal, quando o artesão não toma o cuidado de tirar todas as sementinhas é comum chegar em casa e encontra os pardais ou as coleirinhas agarradas nas tramas e fazendo uma refeição rápida.
Vassoura caipira é plantada geralmente em terreno vazio, do amigo vizinho, que empresta a área para o plantio e em troca recebe duas ou três vassouras que vão durar por um bom tempo e ainda fica com a área sempre limpa. Só não pode tomar chuva, porque aí elas ficam igualzinho cabelo de bruxa.
Alguém já viu ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário