sábado, 12 de outubro de 2013

A fotoquefala e a foto que Sela


“A fotoquefala” é o nome do blog que surgiu a partir da necessidade de escrever sobre assuntos que permeiam os dias, sobre as experiências e a constante observação do meio. Caminhar pelas ruas da cidade é sempre um exercício mental fantástico, pois a paisagem urbana muda todos os dias e esta transformação de cenários é o que me cativa.
É por isto mesmo que a foto fala e ganha uma força de comunicação que não tem fronteiras, agora mais ainda com a ampla utilização da Internet e das redes sociais. Esta memória que a fotografia urbana encerra é algo inestimável, um legado que ficará à disposição das futuras gerações, dos estudantes e pesquisadores e pode ainda servir como moldura para eventos relevantes da cidade.
Em abril de 2001, por exemplo, em comemoração aos festejos de aniversário da cidade, três fotos de minha autoria estamparam bilhetes da Loteria Federal, sendo duas da Fazenda Cascata e uma da fachada da Fundação de Ensino “Eurípides Soares da Rocha”. Da mesma forma, é uma alegria muito grande quando recebo a solicitação de fornecer imagens para ilustrar textos pedagógicos ou para decoração de ambientes residenciais ou comerciais.
Fotos não podem ficar escondidas em caixas, em gavetas, ou mesmo guardadas em alguma pasta do nosso computador. Elas precisam de luz, precisam ganhar mundo.
Foi assim que, na noite de sexta-feira, 11/10, uma das fotos dos vários registros das pesquisas de campo do paleontólogo Wiliam Nava, meu caro amigo, foi apresentada ao público estampando o selo comemorativo aos 20 anos da descoberta do primeiro fóssil em Marília. Em sessão solene, ocorrida no auditório “Octavio Lignelli”, da biblioteca municipal, com a presença de diretores dos Correios, ao som do hino nacional, marilienses se reuniram para prestigiar a justa homenagem ao ilustre pesquisador Wiliam Nava, coordenador do Museu de Paleontologia de Marília.
Junto com o selo, foi lançado também o carimbo comemorativo, que será utilizado na agência central, na obliteração das correspondências postadas com destinos diversos. Estas correspondências, além dos seus importantes conteúdos, vão levar também a imagem de Marília, como cidade integrante do seleto grupo mundial de pesquisadores da paleontologia. Vão levar, também, a história de Wiliam Nava para novos territórios. É o referendo de uma frase utilizada pelos Correios, na qual se afirma: “Os selos postais desconhecem fronteiras em sua missão de propagar a cultura”. 
Não é a primeira vez que Marília marca presença na filatelia brasileira, mas é certamente um dos fatos mais relevantes para a história da cidade, tendo em vista que este mesmo museu poderá ser o grande diferencial do atrativo local do turismo receptivo e que nos levar a obter do governo estadual a especial condição de Estância Turística.
Parabéns, Wiliam Nava! Sua persistência é inspiradora, seu trabalho nos orgulha e engrandece a nossa comunidade. Marília agradece.
* O vídeo está disponível em http://youtu.be/HRJ9jJnOD6M
 
Ivan Evangelista Jr
Secretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário