segunda-feira, 7 de julho de 2014

Avenida Nelson Spielmann (antiga avenida Brasil)

Na sua extensão de quase 2 km, entre a rua Bahia e a avenida Castro Alves, a avenida Nelson Sipelmann é uma daquelas vias da cidade que ainda guarda parte da nossa história e, ao mesmo tempo, apresenta sinais de modernidade. Podemos dizer que as intervenções urbanas que geralmente transformam a paisagem original são de pouca ocorrência, salvo um prédio residencial aqui, outro acolá, e algumas fachadas de escritórios de contabilidade que já optaram por uma apresentação diferenciada.
Ao patrono, o Sargento Nelson Spielmann, personagem mariliense histórico que participou da Revolução Constitucionalista de 1932, a homenagem da comunidade está “simbolizada” no monumento instalado nos jardins da Praça Maria Izabel, fundos da igreja São Bento. Utilizei as aspas porque do conjunto do monumento restaram apenas as pedras.
Na versão original, havia um capacete de aço, a capa e outros acessórios utilizados nos combates pelos soldados voluntários, sobrepostos a um pedestal de granito, com a seguinte mensagem: “A Nelson Spielmann, Paulista e herói - Seus amigos”. Consta no livro “Marília, Marcos e Monumentos”, de Paulo Corrêa de Lara”, que o capacete foi trazido do Cemitério da Saudade, onde estava sepultado, na data em que os restos mortais do herói foram transladados para o Monumento do Ibirapuera, em São Paulo. Se decidir visitar o local do monumento, em frente, aproveite para conhecer também a antiga morada dos párocos que ficaram responsáveis pelo trabalho na Catedral Basílica de São Bento, hoje sede da secretaria paroquial. A fachada está conservada e exibe no alto uma grande concha (Vieira), ladeada por mais duas conchas pequenas. Pesquisei para entender o seu significado para a teologia e localizei uma explicação muito interessante.
Santo Agostinho encontrou um jovem na praia, que com uma concha procurava colocar toda a água do mar num buraco cavado na areia. Perguntou-lhe o que fazia e, tendo obtido a resposta, explicou-lhe a sua vã tentativa. Foi assim que Santo Agostinho compreendeu a referência ao seu inútil esforço de procurar fazer entrar a infinidade de Deus na limitada mente humana. Está aí expresso um convite ao conhecimento de Deus, o que denota certa coerência na condução da linha de pensamento, uma vez que a igreja está na frente da casa paroquial. Ao lado direito deste prédio, está a sede da Cúria Diocesana de Marília.
Na mesma região, outro ponto que merece visita é o prédio do Senac. As árvores plantadas na calçada da avenida escondem o belo painel de ladrilhos. Inaugurado em 12 de abril de 1958, o edifício do Senac foi projetado pelo arquiteto Oswaldo Correia Gonçalves. É exemplar representativo da arquitetura moderna paulista, baseada nos princípios do funcionalismo e racionalismo de Le Corbusier.
Destacam-se, na edificação, além da cobertura de laje plana, sem telhado, a movimentação dos espaços com a criação de pátios e jardins, os apliques e detalhes originais, revestimentos de pastilhas e ladrilhos hidráulicos e a caixilharia, todos característicos da nova maneira de projetar.
Na mesma quadra, do outro lado da rua, por anos funcionou a escola de datilografia Esmeralda, no passado, curso obrigatório para quem desejava ingressar no mercado de trabalho. Ainda estão frescas na memória a sequência das minhas lições, começando pelo A, S, D, F, G, com o detalhe de se utilizar, necessariamente, todos os dedos, em suas devidas posições, no teclado das Olivettis e Remingtons. Admiro esta moçada, a geração “x” e “y”, digitar tão bem e tão rápido os seus samartphones e tablets, utilizando os dois polegares! Clicou, enviou.
E, continuando nossa visita, pergunto: quem dos leitores nasceu ou tem parentes nascidos na Gota de Leite “Maria Izabel”? Um merecido destaque pela conservação do prédio e o trabalho social voluntário da cidadã Virgínia Balonni, mais a equipe de voluntárias que lhe dá suporte.
Anote esta em sua agenda. No dia 13 de junho, em sessão solene na Câmara Municipal de Marília, o Colégio Sagrado Coração de Jesus receberá homenagem pelos 80 anos de instalação na cidade. Atuando na educação de jovens e crianças, o Colégio conta com um observatório de astronomia (sim, temos um laboratório de astronomia em Marília) e o amplo teatro que vem sendo bastante utilizado para apresentação de shows e eventos, acolhendo inclusive a 29ª Noite dos Pioneiros.
Já nas quadras finais, onde temos os muros dos fundos da indústria Matarazzo, no dia da visita para a pesquisa, encontrei o amigo Antonio Carlos Farah, o Farah da Caixa Estadual, como é mais conhecido. Ele contou muitas histórias que merecem um capítulo à parte. Antes do prédio do antigo Zillo, restam quatro residências com moradia de famílias.
A sua mãe, Sra. Genny Pereira Pinto, 84 anos, mudou-se para a casa de nº 1.978 no ano de 1935. Eram 10 casas iguais, onde moravam funcionários da Matarazzo e da Zillo. Lembrou ele do Sr. Vitório Vani, que veio de Lençóis Paulista para montar o maquinário da Zillo. Mencionou também os irmãos Gritcher, sendo um deles o atual comandante do 9º BPM-I, tenente coronel PM Marcos César Gritcher Leite. Lembrou de Josimar Carvalho Pinto (Transportadora Carvalho Pinto) e do avô Sebastião Pereira Pinto, que veio de Minas Gerais fugido da revolução do integralismo.
Neste mesmo quarteirão, no cruzamento da linha férrea, tem um prédio em forma de bico, onde já funcionou a fábrica de casquinha Havana, do pai do Sr. Marcos Confort, e a fábrica de saquinhos de papel São Luiz.
E, antes de encerrar, é preciso registrar a presença histórica na mesma via da Comercial Garcia, da sorveteria Kapillé, a melhor da praça São Bento. Quem já provou sabe que é a melhor. E tem, ainda, a bela arquitetura da Igreja Metodista, inaugurada em agosto de 1930.
Por estas e outras que, certamente, não foi possível resgatar neste trabalho inicial é que a avenida Nelson Spielmann merece a sua visita com um olhar mais acurado. Marília tem história, Marília tem turismo cultural da melhor qualidade. É uma questão de garimpo.

Ivan Evangelista Jr.
Membro da Comissão de Registros Históricos de Marília
Contatos: evangelista@univem.edu.br
Publicado no Jornal Diário de Marília em 08/06/14

Nenhum comentário:

Postar um comentário