segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Amandaba Vegetariana

Aos olhos e ouvidos menos atentos pode até parecer que a cidade não tem lá muitas opções de cultura e lazer, ou até mesmo cair no jargão da “paradeira geral”, num sentimento de tédio profundo, resumindo-se aos bares , ao shopping e quem sabe uma sessão de cinema.
Mas não é bem assim não. Tem muita coisa acontecendo em Marília na área da cultura e do entretenimento e eu acredito que está no ajuste da bússola da curiosidade e da preferência pessoal para encontrar atividades que venham ao encontro dos nossos desejos e preferências.
Durante toda a semana os jornais e as redes sociais divulgam uma quantidade grande de eventos que acontecem em locais diversos. É verdade também que o volume de informações diárias que recebemos pode ser um dos problemas, ou seja, é tanta informação que o cérebro se recusa assimilar, ou quem sabe, não atenta para uma delas que poderia ser aquele programa legal que você tanto procura. E o que fazer então? –Respire, desacelere e leia tudo com um pouco mais de calma e atenção.
Os informes chegam de formas variadas; panfletos, anúncios em jornais, twitadas, amigos que compartilham no Face, pelo rádio, no cartaz colado no poste, no telão da Av. das Esmeraldas, no outdoor, no para-brisa do carro que está seguindo à sua frente no trânsito, na mesinha do chope, no saquinho de pão oi na filipeta que deixam no vidro do carro, ...ufa!, como disse, o que não falta é informação.
Eu utilizo uma técnica de anotar tudo, anoto aquilo que gosto e que pode me levar a tal evento, como também anoto aquilo que não curto tanto assim, mas que amigos curtem. Depois eu vou compartilhando em diferentes grupos e  espero o retorno. Os comentários sempre chegam recheados de recomendações ou com novas dicas.
Foi assim que dediquei parte do meu tempo para ouvira palestra sobre astronomia do cientista mariliense que está vinculado a NASA, e digo que foi bom, muito bom, aprendi um monte de coisas novas e conheci pessoas que se identificam com o tema, bem como descobri que amigos de outros grupos temáticos também simpatizam com as estrelas.
E neste domingo (09/10) eu fui conhecer a Feira Vegetariana que acontece no Bosque Municipal “Rangel Pietraróia”, em sua quarta edição e tem o codinome de “Amandaba”, que na língua Tupi Guarani significa circulo ou roda.  Dentro do bosque tem um local que é conhecido como auditório dos tocos, uma praça em forma de circulo, que tem muitas árvores altas, e que por si já é um espetáculo a parte, porque todos os dias tem espetáculo do jogo de luzes e sombra. Conforme o sol vai mudando de posição a praça ganha iluminação diferenciada e os cenários ainda que estáticos, vão ganhando novos contornos.
A feira reúne barracas com produtos naturais, tem desde coxinha de Jaca, espetinho de berinjela, tomate , pimentão e cogumelo shitake, biscoitinhos da Júlia Nakadaira, ervas aromáticas e chás do Empório Gaudêncio, quibe vegetariano, artesanato, e mais uma lista bem legal de produtos naturais.  Parafraseando um ditado popular, “juntaram a fome com a vontade de comer”, uniram a experiência de estar junto da natureza com a oferta de produtos e alimentos naturais.
De quebra ainda assinei uma petição pública para a instalação da ciclovia Padre Nobrega – Marília – Lácio, a ser instalada ao lado da linha férrea que está em desuso. Sociedade ativa pelos direitos e pela cidadania e o bem comum.
Taí, foi uma boa experiência e valeu a visita. Parabéns aos organizadores!

Ivan Evangelista Jr
Membro da Comissão de Registros Históricos de Marília e fotógrafo.

    

Um comentário:

  1. Olá, Ivan. Ótima pedida, tanto a feira como a ciclovia. Marília é carente de atitudes desse tipo, sabemos, mas (como você bem disse) devemos ficar atentos ao que acontece ou corremos o risco de perder o pouco que se nos apresenta! Valeu!

    ResponderExcluir