quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

AEROTÓPOLIS, UM SONHO QUE PODE ACONTECER

O ASSUNTO É: AEROTRÓPOLIS 

 Quando um aeroporto e seu entorno se tornam indutores do desenvolvimento econômico sustentável.
Notícias dão conta que tivemos um aumento de 14% no movimento de passageiros no aeroporto local e que estamos ocupando a 5ª posição entre os aeroportos que operam aviação comercial.
Gosto de números porque tiram dúvidas sobre a importância do aeroporto local. É certo que se os preços das passagens fossem mais adequados, ou mais ajustados ao real momento da economia do país, a utilização desta modalidade de transporte seria bem maior.
Não tenho dúvidas em afirmar: com preços de passagens aéreas mais em conta e horários que facilitem as conexões e agendas na capital paulista, este movimento dobra e pode atrair mais pessoas da região.
No passado - as cidades que estavam na rota das linhas férreas se desenvolveram com maior facilidade (Marília), no presente, as cidades que contarem com bons serviços de aeroportos (passageiros e cargas) estarão na vantagem.
DOIS ASSUNTOS URGENTES que precisamos agir de forma coletiva:

1) A restauração ou duplicação deste trecho de rodovia que ficou inacabado e que pesa contra nós na balança, sem falar do risco de vida. É necessário ação direta com a participação dos empresários e da população, ou seja, ações de impacto que chamem a atenção da imprensa nacional e de quem de direito, porém sempre agindo dentro da ordem e com segurança;
2) Retomar os contatos com a DAESP, com a ANAC, com deputados e Ministros que possam nos ajudar na modernização do aeroporto local,não é aumentar a pista pois o tamanho atende as necessidades, é aumentar o pátio de estacionamento e manobra das aeronaves, instalar uma nova área de embarque de despacho de bagagens e equipamentos de apoio de navegação, pouso e decolagem noturna e torre de rádio com funcionamento 24 horas.
O PIB de Marília é forte, somos número expressivo na conta dos governos federal e estadual, nossa indústria é forte, nosso área de Tecnologia e Informação é forte, na educação e formação de profissionais temos excelentes instituições de ensino superior, entre leas o Univem, que precisam contar com a boa logística de transporte; na saúde, somos polo regional de atendimento (Oncologia, Ortopedia, Oftalmologia, Renal...)
Todos estes números organizados em forma de relatório se tornam moeda de troca em mesa de negociação, e olha que não tenho em mãos, no momento, o total de depósitos que a rede bancária de Marília coleta diariamente, que salvo engano, sempre estivemos entre as primeiras cidades do estado.
Business, é sobre isto que estamos falando.
Dinheiro gera mais dinheiro, economia forte exige entre outras coisa:
boa rede de hospedagem (Ok), boa gastronomia(Ok), boas opções de compras e lazer(Ok), boa rede de informação e facilitação de negócios na cidade (Portal Inova Marília, CIESP, Sebrae, ACIM, Ok), bom sistema de apoio para eventos e negócios (Marilia Convention Visitors Bureau, OK), bons locais para realização de eventos (contamos com bons auditórios, mas ainda falta um centro de convenções) e boa logística de transporte aéreo para facilitar a ida e vinda das pessoas envolvidas em todos estes processos.
Da lista aqui mencionada temos muitos pontos a nosso favor, daí a importância de retomar a questão da melhoria do aeroporto local que será a mola propulsora de todos os demais itens.
A foto aqui postada ilustra bem esta situação. O tempo ainda está um pouco nublado, mas as nuvens vão se dissipar, o vento e a biruta estão a nosso favor. É uma questão de ajustar o altímetro e decolar. Tudo pode ficar mais Azul.
Recomendo que assistam ao vídeo que mostra o trabalho da cidade de Belo Horizonte. A partir dos dois minutos na linha do tempo do vídeo notem os itens elencados e vejam que temos algo em comum.
https://www.youtube.com/watch?v=Lbd_7wMFnW0

Nenhum comentário:

Postar um comentário