sexta-feira, 20 de abril de 2018

As novas jabuticabeiras da Cascata.



Feliz! Resumo em única palavra o início desta sexta-feira. E entre os vários motivos que me faz mais feliz neste dia menciono a matéria do Jornal da Manhã que registra o plantio de mudas de árvores na praça da rotatória da radial Leste-Sul, também conhecida popularmente como a nova Avenida Cascata.  O ato de cidadania é comemorativo aos 89 anos da Santa Casa e nada melhor do que festejar promovendo a sustentabilidade.


foto internet 
Entre as espécies escolhidas está a popular jabuticabeira. Temos que parabenizar a instituição pela iniciativa que se estenderá por 180 dias de parceria com a prefeitura. Praça pública bem cuidada já é bom, praça publica com jabuticabeira é melhor ainda porque esta frutífera tem muitas vantagens. Dá sombra, embeleza o espaço, dá frutos em abundância e atrai uma diversidade de pássaros, como por exemplo: os  Sanhaços, os Sabiás, os Gaturamos, a Cambacica, entre outros,   que buscam alimentos no meio urbano.

Na florada a jabuticabeira exala aroma muito especial e atrai várias espécies de abelhas que vão colher o pólen para a produção de mel. Neste breve relato já da para a gente perceber a diferença que uma frutífera desta espécie faz no meio ambiente, imagine, então, uma série de jabuticabeiras plantadas em toda a extensão da avenida, intercaladas com pitangueiras, com acerolas e goiabeiras.  Seria um privilégio para os freqüentadores, colher frutos fresquinhos em períodos diferentes do ano.
Ação comunitária de limpeza
E não é por acaso que eu estou com exposição fotográfica na biblioteca municipal sobre a Cascata e seus encantos. Comungo desta irmandade que significa a existência de tão importante recurso natural no meio urbano, comungo com as inúmeras pessoas que em algum momento da vida destinaram uma parte do seu tempo para a preservação das suas margens, que participaram de ações de retirada do lixo, que realizaram o plantio de mudas nativas em áreas que sofreram degradação por erosão ou incêndio, que cuidaram da manutenção das nascentes que ainda restam e precisam de atenção.
revoada de andorinhas sobre o lago Cascata
A Cascata e seu entorno formam um belo cartão postal da cidade. Em São Paulo temos o Parque Ibirapuera, em Londrina o lago Igapó, em Garça o lago das Cerejeiras  e aqui em Marília a nobreza da Represa Cascata. Caminhar na avenida pelas manhãs, apreciar o entardecer e o por do sol, sentir o vento que corre livre e traz a vida dos vales ao seu redor, sentar-se às margens da represa e “ver o tempo passar” é estar em plena sintonia com a vida, ver a revoada das andorinhas na entrada do outono, tudo isso faz muito bem aos sentidos e renova energias vitais.
Vou conversar com os amigos da diretoria da Santa Casa e fazer a proposta de dar continuidade na exposição de fotos da Cascata a partir do mês de maio no saguão do hospital. Seria uma forma de apoiar a iniciativa e levar aos seus freqüentadores uma visão colorida da cidade, com o fato de que podemos incrementar a exposição com fotos do plantio das mudas.
Convido os amigos para participarem da cerimônia do plantio das mudas que acontecerá hoje, às 16 horas, com a participação dos alunos da Escola Bento de Abreu Sampaio Vidal e aproveito a oportunidade para cumprimentar  toda equipe da Santa Casa de Marília pelos seus 89 anos e pela visão sustentável para com a nossa comunidade. 
Cascata, água de beber, sede de viver!

Ivan Evangelista Jr
É membro da Comissão de Registros Históricos de Marília, fotógrafo, e coordenador dos Cursos Superiores de Tecnologia do IST/Univem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário